As boas-vindas ficaram a cargo de Eduardo Nogueira Pinto, Sócio e Coordenador da Equipa de Direito Farmacêutico da PLMJ, que salientou o facto de o setor, pelo seu core business, já ter um enorme impacto social e, por ser tão inovador, ter grande “disponibilidade” para a Responsabilidade Social Corporativa.

 

 

Posição reforçada pela Presidente do GRACE, Paula Guimarães, que considerou que a ética faz toda a diferença neste setor, sendo que é precisamente na área da saúde que se notam as maiores assimetrias sociais.

Na verdade, dado o peso da massa associativa, este tema é de grande pertinência para o GRACE e espera-se que este momento de reflexão possa dar origem, no futuro, a algo mais concreto.

 

 

Joaquim Cunha, Diretor Executivo do HealthCluster Portugal, apresentou o setor da saúde em Portugal e relevou a área enquanto motor de desenvolvimento social e humano.

 

 

Maria João Toscano, Diretora Executiva da Associação Dignitude, e Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico, apresentaram os seus projetos, que visam tentar colmatar a falta de acesso a medicamentos que afeta os cerca de 200 mil cidadãos.

 

 

Seguidamente, Rodolfo Oliveira, Managing Partner da Bloomcast Consulting, teve a responsabilidade de moderar uma mesa de representantes de quatro empresas associadas do GRACE.

 

 

Amélia Pereira Coutinho, Administradora Executiva da Tecnifar, apresentou os projetos daquela empresa familiar, nomeadamente o Projeto SMS, que já vai no seu 11º ano e o “projeto” que envolveu a certificação da ISO 26000, um trabalho que demorou 3 anos a estar concluído.

Ana Cristina Ferreira, Chief Financial Officer da Bayer, abordou a Semana Happy to Help, projeto desenhado com diversas atividades, de forma a que todos os colaboradores se identificassem e participassem.

A Diretora Médica da Gilead Sciences, Cláudia Delgado, apresentou o programa Génese (sendo que o GRACE integra a Comissão Consultiva),que já vai na sua quinta edição e tem como foco duas áreas fundamentais: partilhar conhecimento e apoiar projetos de intervenção na Comunidade.  

Inês Ribeiro, Head of External Affairs da Janssen, falou sobre o projeto “Sala Virtual” e a aposta na capacitação de estudantes de Medicina, tendo a empresa estabelecido protocolos de 5 anos com 4 Faculdades de Medicina do país, recorrendo a tecnologia do também associado Cisco.

Sara Dias, External Affairs – Costumer Engagement Manager da MSD, abordou várias iniciativas levadas a cabo internacionalmente, como o MSD For Mothers e o programa em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, e a nível nacional como o Prémio Maria José Nogueira Pinto, que desde 2012 distingue o melhor projeto na área da RS em Portugal, e o Prémio Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa / MSD em Epidemiologia Clínica.     

 

 

A tarde terminou com a intervenção de Miguel Santos Bello, Manager da Equipa de Management Consulting da PwC, que lançou o desafio às empresas do GRACE para a constituição de um Grupo de Trabalho para o Setor Farmacêutico em 2018, manifestando a PwC disponibilidade e interesse em coordenar.  

 

Álbum de fotos disponível aqui