O Selo da Diversidade pretende reconhecer, identificar e valorizar as organizações que implementam os princípios da Diversidade, partilhando práticas diferenciadoras que já são uma realidade entre as entidades signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade e que constituirão fonte de inspiração a nível nacional.

Esta primeira Gala da Carta distinguiu várias entidades em 6 categorias:

1.      Compromisso da gestão de topo e de outros níveis hierárquicos     

2.      Cultura organizacional

3.      Recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoas

4.      Desenvolvimento profissional e progressão na carreira

5.      Comunicação da Carta e dos seus princípios

6.      Condições de trabalho e acessibilidades

 

 

Após as boas-vindas de Natália do Espírito Santo, Diretora Geral da Universidade Atlântica, seguiu-se a intervenção de Rosa Monteiro, Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade

 

 

Carla Calado, da Fundação Aga Khan, e Cristina Milagre, do ACM - Alto Comissariado para as Migrações, em representação da Comissão Executiva da Carta Portuguesa, contextualizaram a iniciativa Selo da Diversidade.

 

 

Seguidamente, Gonçalo Cavalheiro, da Direção do GRACE, apresentou os vencedores das 3 primeiras categorias. A saber, a Ericsson levou para casa Selo da Diversidade 2017 na categoria 1 e o BNP Paribas foi distinguido na categoria 2 com Menção Honrosa.

 

 

A EDP recebeu Menções Honrosas na categoria 2, com a iniciativa "#Tagga o teu futuro" e na categoria 3 com o projeto "Inspiring Camp". O associado Essilor levou para casa Menção Honrosa na categoria 2 pelo projeto "Diversidade  Inclusão - Um valor Essilor".

Carla Melo, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em representação do Núcleo Norte, entregou os prémios nas restantes 3 categorias. 

A EDP recebeu Selo da Diversidade 2017 na categoria 4 com "Formação Enviesamento Insconciente - potenciar a Diversiade e Inclusão", o nosso parceiro AFID foi distinguido na categoria 5, com Selo da Diversidade pelo projeto "Diversid'arte". A Media em Movimento recebeu Menção Honrosa na mesma categoria.

Ao parceiro Câmara Municipal de Lisboa foi atribuúido o Selo da Diversidade na categoria 6, com "Medidas de Conciliação". Foram entregues ainda 3 Menções Honrosas nesta categoria: EDP pela parceria com o associado Places4All, o associado L'Oreal pelo projeto "ShareCare" e Ericsson com "Condições de Trabalho para Todos". 

Pelo meio ainda houve tempo para um momento de dança com o Coro Mãos que Cantam.  

O encerramento ficou a cargo da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.