A Cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, da Presidente do GRACE, Margarida Couto, e do Presidente da Aliança ODS Portugal, Mário Parra da Silva.

 

No decorrer do evento, o parceiro AHP aderiu à Aliança ODS Portugal, sendo "a primeira associação empresarial do setor do Turismo a assinar o compromisso para o cumprimentos dos ODS”, afirmou Raul Martins, presidente da AHP.

O Programa HOSPES já contribui de forma indireta para 3 (ODS 1, 6 e 12) dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e impacta diretamente com o ODS 17: Parcerias para a implementação dos objetivos. 

 

Na ocasião, a Presidente do GRACE, Margarida Couto, lançou um desafio às empresas hoteleiras presentes: olharem para o seu negócio e escolherem os objetivos que mais tenham a ver com o seu core business . “Se as empresas não trabalharem em rede, não irão conseguir atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As empresas são todas 'competitors' no mercado, mas em tudo o que tem que ver com sustentabilidade e responsabilidade social, as empresas são 'coopetitors', ou seja, só vão ter impacto se trabalharem em conjunto e não há nenhuma empresa, por maior que seja, que consiga resolver esse problema sozinha”, afirmou a Presidente do GRACE.

 

 

Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, no encerramento, deu os parabéns à AHP por este programa que considera visionário. 

Entre 2013 e 2018, a AHP entregou, através da vertente de Responsabilidade Social do Programa HOSPES, mais de 87 mil bens e equipamentos a instituições de solidariedade social, dos quais 39.350 foram entregues durante o ano de 2018. Este número foi alcançado com o empenho e compromisso de 132 unidades hoteleiras cujos bens a AHP fez chegar a 62 instituições de solidariedade social (IPSS) com quem tem protocolo.

 

Na sua apresentação, Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, revelou que ”para além do impacto social, em 2018 medimos e somámos outros impactos que o Programa gera na Economia Circular. E constatámos que só em 2018, e apenas considerando entre os bens doados os têxteis [para produzir um lençol de algodão são precisos 11 mil litros de água], se gerou uma economia de água na ordem dos 131 milhões de litros de água (49% do total de água poupada nos 6 anos do Programa), o necessário para a produção desses bens; eliminou-se o desperdício na ordem das 15 Toneladas (43% do desperdício eliminado nos 6 anos do Programa). A circularização destes bens significou também uma poupança para as instituições recetoras de cerca de 400 mil euros, valor necessário para a sua aquisição. Como se pode ver o potencial do Programa HOSPES é imenso.”

 

Outro dos momentos altos da cerimónia foi a atribuição dos Selos “We Share” e “We Care”. Foram entregues 58 Selos de Responsabilidade Social “We Share” e 122 Selos de Sustentabilidade Ambiental “We Care” a várias unidades e grupos hoteleiros, referentes ao seu compromisso com o Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental no ano de 2018.

Entre os agraciados estão os Associados Neya Lisboa Hotel e Pestana Hotel Group, nas categorias de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental, e os Associados Hotel Ritz SAInspira Santa Marta Hotel na categoria Sustentabilidade Ambiental. 

Aos vencedores, aqui ficam os nossos parabéns!